Aconteceu algo com a sua compra, ou está parada MUITOS dias nos Correios? Vou te mostrar como abrir um pedido de informação (PI)!

Quem já realizou alguma compra no exterior e acompanhou o rastreamento certamente já reparou que todas as encomendas chegam em média em 15 dias ao Brasil (raras exceções que demoram mais)! O que mais demora é o tempo em que a encomenda fica no Brasil (Curitiba, para compras de menos de 2kg) até sair para sua casa, o que pode levar meses!

Se a sua encomenda estiver a mais de 15 dias no Brasil, sem nenhum tipo de alteração no rastreamento, eu sugiro fortemente que abra um Pedido de Informações (famoso PI) no site dos Correios! Coincidência ou não, recebi minha bolsa 1 (UM) dia depois de abrir esta PI que vou mostrar pra vocês! Ou seja, vale muito a pena!

Infelizmente todos sabemos que no Brasil ocorre muito extravio e roubo de mercadorias, então é inclusive uma maneira de você mostrar “Ei, eu estou de olho na minha encomenda, ok?”.

Algumas pessoas relatam que os Correios respondem (via resposta automática) para só solicitarmos abertura de PI quando der 60 dias que a sua encomenda esta parada, ou seja, 2 meses, mas até agora eu não recebi essa resposta, e para ser bem sincera, quase todas as encomendas chegaram algum tempo depois da abertura da PI. Também acho importante dizer que os Correios não aceitam pedidos de informação de encomendas postadas a mais de 6 meses! Então não deixe passar muito tempo!

Bom, então vamos ao ponto! Como abrir um PI?

Entre no site dos correios na parte de “Fale com os Correios”, ou se preferir clique no link abaixo:

http://www.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios

1Imagem retirada do site dos Correios (www.correios.com.br).

Escolha a opção “Reclamação” e “Objeto postado com origem ou destino internacional” e marque o campo “Declaro ter lido e aceito o termo de uso do fale com os Correios”.

Já reparei que o que impede muitas pessoas de abrirem a PI é o fato dos Correios pedirem os dados do remetente, o que é praticamente impossível de conseguir… Se você souber todos os dados, preencha corretamente, mas se não souber preencha como no exemplo abaixo (funciona da mesma maneira):

2Imagem retirada do site dos Correios (www.correios.com.br).

Onde aparece “Código de Rastreamento” preencha com o código da SUA compra.

Muito importante!! No campo “e-mail” coloque um e-mail VÁLIDO e SEU, pois é neste e-mail que os Correios irão responder ao Pedido de Informação.

Eu usei como exemplo para demonstrar a PI uma compra que realizei de uma bolsa no AliExpress. No dia da abertura da PI a compra já estava “parada” no Brasil a 1 mês e uma semana, conforme o rastreamento no site do Muambator. Para saber mais sobre o Muambator, clique aqui.

5 Imagem do site Muambator.

Os próximos dados do formulário são os seus, preencha tudo corretamente. Depois você deverá preencher os dados com informações sobre o pacote, se você não souber as informações preencha o mais perto possível da realidade (todos temos uma ideia de como é, e quanto pesa o pacote real). Agência de postagem e local de postagem coloquem no na imagem abaixo, o tipo de serviço é “Mercadoria Econômica – Importação”, e o motivo da reclamação será “Destinatário não recebeu a correspondência”. O preenchimento do conteúdo e a mensagem são obrigatórios, preencha como acreditar melhor.

3Imagem retirada do site dos Correios (www.correios.com.br).

Concluída esta parte, você irá receber no seu e-mail uma mensagem parecida com a mensagem abaixo, então é só aguardar no seu e-mail um posicionamento dos correios sobre a sua encomenda!

4Imagem retirada e-mail recebido pelos Correios (www.correios.com.br).

Espero ter ajudado! Se gostou compartilhe com os amigos e curta nossa página no Facebook! Obrigada!

Aconteceu algo com a sua compra, ou está parada MUITOS dias nos Correios? Vou te mostrar como abrir um pedido de informação (PI)!
Rate this post

Comente aqui!